Sinopse do Enredo

O GUERREIRO QUE ABRE OS CAMINHOS, O ESCUDEIRO FIEL. OGUM.

O GRES Lorde do Areal e Águas Claras, em seu quarto ano de avenida, presta uma singela homenagem ao grande guerreiro Ogum. Ogum é o filho mais velho de Orumilá e Iemanjá e foi segundo a tradição yorubá o primeiro orixá a habitar a terra. Se cabe ao seu irmão mais novo Exú ser o dono da rua, Ogum é o dono do caminho. É muito ligado a seu irmão Oxóssi é muito cultuado em Ifé. Pelos grandes atributos na confecção de ferramentas de ferro, é tido como responsável pelo desenvolvimento da humanidade, pois sua habilidade em manusear o metal e transmitir esse conhecimento para os homens, trouxe o progresso para os seres humanos que habitam a terra.

Não foi feliz no amor, pois suas mulheres o trocaram por Xangô o orixá da justiça. Pode ser adornado com as cores azul marinho, azul cobalto e verde é comumente representado por uma bigorna e sua quizila é o quiabo. Entre os quatro elementos que formam a terra (água, terra, fogo e ar), pertence ao grupo do fogo. O azul de Ogum representado em nosso pavilhão referenda-nos a pedir sua proteção e abrir os caminhos, para mais uma apresentação digna e a altura da força e habilidades de Ogum, para nos guiar pelos caminhos de Momo, trazendo em nosso bojo uma verdadeira louvação ao orixá guerreiro.

A fama de lutador e guerreiro, fez com que, no Brasil, para ludibriar os senhores que proibiam o culto as divindades do Phanteon africano de todas as nações, fosse sincretizado com São Jorge e Santo Antônio. A data de 23 de abril é considerada no Brasil o dia oficial de Ogum, porém sabemos que na religiosidade afro brasileira, seu dia é a terça feira e aquela data é mais um detalhe herdado do sincretismo, pois foi nessa mesma data, que São Jorge foi degolado por defender os cristãos na cidade de Roma. Nas tradições africanas que nos chegaram por meio da oralidade, sabemos que o culto as divindades sagradas, passa necessariamente pelo ageum (comida) por ser primordial no culto a energia vital, e sem comida não há energia, as comidas preferidas de Ogum são: manga, feijão fradinho, camarões, cerveja branca. As qualidades de Ogum mais conhecidas são: Ogum Wáris, Ogum Onirê, Ogum Amene. Ogumjá, Ogum Alagbedé, Ogum Akoro, Ogum Olodê e uma qualidade diferente. Ogum xeroque.  

Desta maneira, vestidos com as armas de Ogum, esperamos que nossos inimigos, tenham olhos e não nos veem, tenham braços e não nos toquem e tenham olhos e nos vejam passando na passarela do samba, trazendo muita alegria e com responsabilidade de homenagear esta divindade tão importante no XIRÊ dos orixás. Na força de Ogum travaremos mais uma batalha, e que o Senhor da guerra, mestre da agricultura e tecnologia nos proteja com seu ÍDA e nos de forças para darmos mais um passo da GRES lorde do Areal e Águas Claras na história do carnaval de Brasília. Ogunhê!

CARNAVALESCO

Sérgio Souza

Fly005.jpg

Desenho das Fantasias

 

Dias 11 e 12 de fev de 2018 - Rua 31 Sul - Águas Claras

Dias 13 e 14 de fev de 2018 - QS6 - Praça de Esportes - Areal

perto da Escola Técnica de Brasília e ao lado do CEF Vila Areal